Linhas de Pesquisa

Determinantes do Processo Saúde/Doença no Ciclo da Vida
A linha de pesquisa desenvolve estudos epidemiológicos e de morbi-mortalidade nos diversos segmentos da população ao longo do ciclo da vida. Os docentes envolvidos na linha investigam os agravos à saúde tanto de origem transmissíveis quanto não transmissíveis, analisando os fatores de risco a eles relacionados, assim como o impacto desses agravos nas populações afetadas.

Professores: Maria Luiza Garcia Rosa, Maria Lúcia Fernandes Penna, Valéria Troncoso Baltar, Edna Massae Yokoo, Sandra Costa Fonseca, Márcia Guimarães de Mello Alves, Hélia Kawa (colaboradora), Fabíola Giordani (colaboradora).

Nutrição em Saúde Coletiva
A linha de pesquisa desenvolve estudos sobre os métodos, indicadores e determinantes das condições de saúde e nutrição no ciclo da vida. Especificamente, a linha investiga a efetividade de programas e os preditores do aleitamento materno; os métodos de avaliação do estado nutricional dietéticos, antropométricos, bioquímicos, metabólicos e funcionais nas diferentes fases do ciclo da vida e a inter-relação entre estilo de vida e nutrição na população.

Professores: Maria Inês Couto de Oliveira, Luiz Antonio dos Anjos, Vivian Wahrlich, Edna Massae Yokoo, Valéria Troncoso Baltar, Ana Beatriz Franco-Sena Siqueira.

Cuidado em Saúde: Teoria e Práxis
O objeto de estudos desta linha de pesquisa é o cuidado, reconhecido como uma categoria central com a qual se quer designar – simultaneamente – uma compreensão filosófica e uma atitude prática, frente aos sentidos que as ações de saúde adquirem nos diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. As diferentes abordagens permitem explorar a complexidade do cuidado em relação à Avaliação, à (Bio)ética, ao Direito, à Gestão, à (Bio)política e às Racionalidades Médicas bem como às Práticas e às Representações Sociais.

Professores: Aluísio Gomes da Silva Júnior, Márcia Guimarães de Mello Alves, Túlio Batista Franco, Rodrigo Siqueira Batista, , Mônica Tereza Christina Machado (colaboradora), Maria Martha de Luna Freire (colaboradora) e Patty Fidelis de Almeida.

Educação em/na Saúde: Saberes e Práticas
O objeto de investigação nesta linha é o desenvolvimento de estudos – interdisciplinares e transdisciplinares – sobre os saberes e as práticas da formação e da educação em saúde, enfocando especialmente o âmbito da educação permanente. Além disso, propõe-se ao estudo de estratégias e tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos e de metodologias de avaliação de sistemas e processos educativos.

Professores: Lilian Koifman, Rodrigo Siqueira Batista, Aluísio Gomes da Silva Júnior, Túlio Batista Franco, Sonia Dantas Berger (colaboradora) e Fabiano Tonaco Borges (colaborador).